segunda-feira, 20 de maio de 2013

A Sonda Opportunity bate recorde de distância percorrida em solo extraterrestr



De acordo com a NASA, a sonda Opportunity, em missão no Planeta Vermelho desde 2004, bateu o recorde de maior distância percorrida por veículos da agência espacial em solo extraterrestre no dia 15 de maio. Segundo a notícia, o explorador bateu a marca anterior de 35,74 quilômetros, conquistada pela dupla de astronautas da missão Apollo 17 Harrison Schmitt e Eugene Cernan, quando os dois visitaram a Lua em 1972.

Fonte da imagem: Reprodução/NASA

O novo recorde é de 35,76 quilômetros e foi batido na última quinta-feira (16), depois de a sonda iniciar uma nova missão exploratória. A Opportunity se encontrava próxima à Cratera Endeavour desde meados de 2011, e agora se dirige a uma região conhecida como “Solander Point”, que fica a pouco mais de 2 quilômetros de distância.

Contudo, apesar do recorde da Opportunity, o título internacional de maior distância percorrida em solo extraterrestre ainda pertence aos — então — soviéticos, que chegaram a cobrir 37 quilômetros na Lua com a sonda espacial Lunokhod 2, em 1973. Confira o quadro abaixo com todos os veículos e seus respectivos “passeios” espaciais:

Fonte da imagem: Reprodução/NASA

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário